EAD (Educação a distância) é uma forma de educação mediada por tecnologia, com presença virtual de professores e alunos, com interação online, ou seja, relação interpessoal mediado por máquina. Há uma diferença entre ensino a distância e educação a distância, enquanto o ensino é a mera transmissão de conhecimento sem aprendizagem para o convívio, a educação é a construção de valores para ingresso na sociedade. Educação a distância, formalmente começou na década de 60. A legislação que regulamenta essa forma de educação é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e o Decreto Nº.5.622 de 19 de dezembro de 2005, regualmenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB).Segundo essa lei, EAD é “uma forma de ensino que possibilita a auto aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados (...)”.
O professor e tutor de EAD não tem somente a função pedagógica de educar, tem também a função social, de ajudar as pessoas que não podem comparecer pessoalmente, dando apoio levando conhecimento a distância, e função técnica, já que o professor não pode ser leigo em questões tecnológicas. Ele passa a ser um colega, mediador, motivador e facilitador. Tutor fica responsável por partes dos alunos, de estar presente para ajudar. São amplos os cursos ofertados a distância, graduação, pós-graduação, bacharelado, especialização, mestrado, doutorado e cursos preparatórios. As gerações de EAD são divididas em 5. Primeira geração – 1880, mediada por imprensa e correios. Segunda geração-1921, mediada por rádio e TV. Terceira geração-1970, mediadas pelas Universidades Abertas. Quarta geração -1980, mediadas por teleconferências por áudio, vídeo e computador. Quinta geração-2000, a mais atual, mediadas por aulas virtuais no computador e na internet.
Esse método de educação sofre preconceito pela falta de informação e pré-conceitos das pessoas a qual pensam que EAD vai tirar o emprego dos professores, que as atividades corrigidas pelo sistema podem ser errôneas, há quem diga também que existe uma distração maior no aprendizado a distância e que o ensino a distância é para alunos que não têm tempo e querem tirar um diploma sem muito trabalho.
Algumas das universidades que disponibilizam cursos a distância no Brasil são: UFAL, UNOPAR, UNIUBE, UCB... No exterior, algumas são: UNED e The Open University.
As vantagens do curso a distância, variam entre acesso ao conhecimento a distância, flexibilidade de horários e espaço, materiais de fácil acesso. E as desvantagens são a individualização do aluno, a distância de um convívio com outros alunos.
Não há restrições em relação ao perfil do aluno. Assim como em cursos presenciais, porém, os cursos a distância têm pré-requisitos segundo o nível de escolaridade: para fazer uma graduação é preciso ter concluído o ensino médio, por exemplo. Além disso, o aluno precisa ter acesso à infraestrutura mínima exigida pela instituição, como computador ou telefone.
Referências:
Parabéns pela atualização do blog.
ResponderExcluirContinuem investindo.
Obrigada professor Fernando!
ExcluirQUERIDAS, DESCULPEM A INVASÃO, MAS GOSTARÍAMOS DE DAR UMA DICA.
ResponderExcluirPARA FACILITAR A VIDA DO PROFESSOR (E DE NÓS) A ENCONTRAR MAIS FÁCIL O QUE DESEJAMOS, CRIEM MARCADORES NO SEU BLOG, TEM UM PASSO A PASSO AQUI.
http://duplaticufal.blogspot.com.br/2014/04/como-criar-categorias-marcadores-para-o_2.html
ATÉ MAIS!
Obrigada pela dica meninas!
Excluir